Personalidade: John Nash, esquizofrênico ganhador do Prêmio Nobel.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012.
John Nash
Retrato de John Nash. Foto tirada no “Rome Festival of Mathematics”, Abril de 2009.
Copyright © Patrizia Genovesi
Dando início à série “Uma Mente Brilhante”, um pouco de John Nash, esquizofrênico ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1994.
John Forbes Nash Jr. (Bluefield, 13 de junho de 1928) é um matemático norte-americano que trabalhou na Teoria dos jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais, servindo como Matemático Sênior de Investigação na “Universidade de Princeton”. Compartilhou o Nobel de Economia de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi.
Nash também é conhecido por ter tido sua vida retratada no filme “Uma Mente Brilhante”, vencedor de 4 Oscars (indicado para 8), baseado no livro-biográfico homônimo, que apresentou seu gênio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia.
Notável matemático, John Forbes Nash Jr., obteve seu Ph.D. da “Princeton University” em 1950. O impacto de sua dissertação de 27 páginas sobre os campos da matemática e economia foi tremendo. Em 1951 ele se juntou ao corpo docente do “Massachusetts Institute of Technology” em Cambridge. Sua batalha contra a esquizofrenia começou por volta de 1958, e a luta contra esta doença continuará por grande parte de sua vida. Nash acabou retornando para a comunidade de Princeton. Ele foi agraciado com o Prêmio Nobel de Economia em 1994. O filme de 2001 “Uma Mente Brilhante”, foi vagamente baseado na vida de Nash.
Links:

Comentários:

Postar um comentário

 
Schiz-X: Diário de um Esquizofrênico © Copyright 2012 | Design By Gothic Darkness | Optimized By Schiz-X