Artigo: O Lado Positivo da Esquizofrenia

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012.
“Creative Schizophrenia Blog”
Postado em 12/12/2012 por “Dan Hoeweler”
Um estudo recente do “Karolinsk Institute” em Estocolmo apresentou elementos de prova para o que eu sempre acreditei, que há um aspecto positivo para a Esquizofrenia. Apesar de a Esquizofrenia ser destrutiva para as pessoas atingidas pela doença, seus familiares são mais propensos a brilhar nas artes e nas ciências. Isto parece verdadeiro, pois em minha família tanto o meu irmão é um engenheiro renomado quanto minha irmã é uma enfermeira especializada. Muitos dos meus parentes se graduaram nas escolas da “Ivy League” e mantêm posições de prestígio na sociedade. É possível que a minha doença esteja ligada ao sucesso deles? De acordo com este estudo, esse pode ser o caso.
Ligação entre a Criatividade e a Esquizofrenia
Não só este estudo encontrou uma ligação entre criatividade e doença mental, mas também pode ajudar a explicar por que o material genético associado à Esquizofrenia não tem sido eliminado da população. Se os genes associados com a Esquizofrenia estão ligados ao gênio criativo, então membros da família que não vão desenvolver a doença vão estar em uma vantagem evolutiva. Esta tem sido uma antiga, se não comprovada, teoria dentro da psicologia evolutiva.
Em tempos pré-históricos, sem remédio, eu provavelmente teria perecido da minha doença, mas meus irmãos teriam sido mais susceptíveis a prosperar e passar seu material genético. Daí, eu teria sido a vítima para o sucesso deles.
Uma Visão Diferente da Esquizofrenia
Estou contente que tenham encontrado uma prova empírica para o que eu sempre acreditei, que a nossa doença não é sem propósito. Talvez isso dê aos psicólogos e psiquiatras uma nova perspectiva sobre a Esquizofrenia, e eles a verão não como uma abominação e sim como uma parte normal da natureza.
Eu sei que minha família acha minha doença difícil de lidar. Episódios têm causado perturbação dentro de nossa unidade familiar e me causou uma grande dor. Estou certo de que meus pais e irmãos irão sempre ver a minha doença como um flagelo e um problema. Talvez os seus salários de seis dígitos, patentes, graduações na “Ivy League”, gênio criativo e científico, são dependentes do que eles mais odeiam em mim. Estou certo de que nunca vão me agradecer por minha doença, mas talvez devessem.

Comentários:

Postar um comentário

 
Schiz-X: Diário de um Esquizofrênico © Copyright 2012 | Design By Gothic Darkness | Optimized By Schiz-X